15.10.13

Coleções de livros de história da UNESCO (em PDF)

África, Ásia e Oceania são usualmente ignoradas nos cursos superiores regulares de História, tradicionalmente (e talvez compreensivelmente) focados na história do Brasil, da América Latina e da Europa.

Mas é provável que esse panorama esteja mudando, sobretudo no que diz respeito à África, uma vez que, a partir dos últimos anos do século XX, ótimas fontes de estudo foram produzidas e traduzidas em língua portuguesa. Entre elas se destacam as obras do africanista Alberto da Costa e Silva e a tradução brasileira da coleção General History of Africa, obra monumental de quase 10.000 páginas, publicada pela Unesco e que pode ser baixada gratuitamente. Como os diversos recursos da Unesco não estão organizados de maneira muito clara, resolvi listar nesta postagem alguns endereços.

História Geral da África

História Geral da África (PDF, gratuito, em português)
General History of Africa (PDF, gratuito, original em inglês)
História Geral da África (livro físico, em português)

História das Civilizações da Ásia Central

Os seis volumes da coleção History of Civilizations of Central Asia também podem ser baixados em PDF, mas apenas em inglês.

Outras coleções

Também estão disponíveis em PDF - mas apenas em inglês, francês e outras línguas - alguns dos títulos que integram outras coleções de história publicadas pela Unesco. Eles podem ser baixados a partir desta página.

Nota

Se você pretende baixar os títulos da coleção History of Humanity - Scientific and Cultural Development, prepare-se para encarar algumas frustrações, pois a página está mal programada. Ao todo, ela oferece quatro títulos (em inglês e francês), mas só entrega três, dois em inglês e francês (volumes V e VI) e outro apenas em francês (volume IV). Tentei adivinhar o endereço correto do volume III (supostamente disponível em inglês), mas não tive sucesso. Caso você note alguma novidade na página dessa coleção, por favor deixe um comentário avisando.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker