27.8.15

Problemas de privacidade no Windows 7 e 8

:: Lista atualizada em 03/12/2015

Como já sabemos, vários hackers e especialistas em segurança estão indignados perante a nova (e ultrajante) política de privacidade da Microsoft. Steve Gibson, por exemplo, já deixou claro que não usará o Windows 10.

Infelizmente, rejeitar a nova versão do Windows não resolve automaticamente o problema. A Microsoft, por meio de algumas atualizações realizadas via Windows Update, teria aprofundado a prática da espionagem telemetria no Windows 7 e no Windows 8.1, tornando o uso dessas versões igualmente problemático.

Ao dar mais esse (mau) passo, a Microsoft realmente encheu as medidas de seus usuários. A boa notícia é que essas atualizações podem, a princípio, ser removidas.

A primeira providência a tomar é desinstalar todas as atualizações que implementam a telemetria no Windows 7 e no Windows 8.1, e também aquelas que "preparam" o sistema operacional para o "upgrade". Isso pode ser feito de uma única vez com um script bem simples:

wusa /uninstall /kb:2952664 /norestart
wusa /uninstall /kb:2977759 /norestart
wusa /uninstall /kb:2990214 /norestart
wusa /uninstall /kb:3021917 /norestart
wusa /uninstall /kb:3022345 /norestart
wusa /uninstall /kb:3035583 /norestart
wusa /uninstall /kb:3050265 /norestart
wusa /uninstall /kb:3065987 /norestart
wusa /uninstall /kb:3068708 /norestart
wusa /uninstall /kb:3075249 /norestart
wusa /uninstall /kb:3075851 /norestart
wusa /uninstall /kb:3080149 /norestart
wusa /uninstall /kb:3081954 /norestart
wusa /uninstall /kb:3083324 /norestart
wusa /uninstall /kb:3083710 /norestart
wusa /uninstall /kb:3112343 /norestart



Salve o texto acima no Bloco de Notas com um nome qualquer e a extensão .cmd (por exemplo, limpeza.cmd). Depois, execute o script com privilégios de administrador. Algumas atualizações não estarão instaladas, isso é normal. Vá removendo todas as outras e reinicie o sistema.

Em seguida será preciso rodar o Windows Update e ocultar essas atualizações para que elas não sejam novamente oferecidas e instaladas. Note que quanto mais atualizado estiver o seu sistema, mais fácil será localizar as atualizações malignas (em meio às demais) e ocultá-las. Note também que algumas são classificadas como "importantes", ao passo que outras são classificadas como "opcionais"; será preciso, pois, visitar as duas seções do Windows Update. Clique com o botão direito sobre cada item e escolha a opção "Ocultar atualização".
 
Clique nas imagens par ampliá-las
Pronto. É provável que essas atualizações, de agora em diante, deixem de ser oferecidas no Windows Update. Ou ao menos isso é o que se espera que aconteça.

A má notícia é que não temos como saber até que ponto a Microsoft irá insistir em ampliar a coleta de dados nos sistemas operacionais anteriores à versão 10, forçando seus usuários a viver em constante estado de alerta. Infelizmente, tudo leva a crer que, de agora em diante, usar o Windows será como jogar whack-a-mole 24 horas por dia.

Por causa disso, a lista fornecida nesta postagem ("limpeza.cmd") continuará sendo atualizada conforme forem surgindo novidades no tópico do MDL de onde ela foi retirada. Esse tópico também oferece a descrição (em inglês) de cada item dessa lista, além de várias outras informações.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES

1. Ao menos em teoria, existe a possibilidade de ocultar todas as atualizações de uma só vez por meio de um script .vbs. No entanto, eu rodei dois desses scripts numa máquina virtual e eles só funcionaram parcialmente. Por isso recomendo o método acima (ocultação manual), mais seguro e, por incrível que pareça, mais rápido.

2. Minha intenção não foi realizar uma reportagem completa sobre os problemas de privacidade relacionados ao lançamento do Windows 10, mas apenas alertar os leitores e apontar algumas soluções. Por isso me ative, nas postagens anteriores, àquilo que considero estritamente essencial: a nova política de privacidade da Microsoft e o fim da liberdade do usuário do Windows 10 no que concerne à aplicação ou rejeição de atualizações (liberdade essa que, como acabamos de ver nesta postagem, é essencial). A meu ver, esses dois fatos (pois são fatos, e não especulações) são suficientes para recomendar o descarte do Windows 10. Mas os problemas são muito mais amplos do que deixei transparecer. Por exemplo, você dormiria tranqüilo sabendo que suas senhas estão armazenadas "na nuvem"?

3. Existem várias versões da atualização KB2952664, e por isso você poderá ter dificuldades para retirá-la do seu sistema.

REFERÊNCIAS

Remove Telemetry and Windows 10 Related Updates from Windows 7
Steve Gibson & Leo Laporte: The Win10 Privacy Tradeoff
People are freaking out over a feature in Windows 10's family accounts


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker